MEMÓRIA AGRADECIDA: Oito Anos da Passagem de Dom Ivo
- Irmã Lourdes Dill
- 2 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Sim! Memória Agradecida! Lembramos todos com muito carinho e com saudade o dia 05 de março, dia em que completam oito anos da passagem de Dom Ivo Lorscheiter para a Casa do Pai. Mesmo que ele não está mais aqui fisicamente, mas o seu legado continua vivo e atuante no meio de nós, especialmente no meio dos mais pobres, excluídos e o público a quem ele dedicava um carinho especial, com atitudes que evocava a Esperança. Podemos afirmar com o sábio escritor que diz: “Quando a história de uma vida é construída com os melhores sentimentos de solidariedade e dedicação, o seu legado é eterno”. Sim, temos certeza de que o legado de Dom Ivo é eterno. Dom Ivo tinha um Projeto de Vida e uma opção clara e decidida: dedicar-se ao Reino de Deus e aos mais pobres, fortalecendo a Missão Esperança, como um verdadeiro Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do mundo. O seu legado tem vigorosa continuidade no Trabalho Social da Arquidiocese de Santa Maria, apoiado pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, Pastorais Sociais, Cáritas, Paróquias e o Povo de Deus que o lembra com carinho e saudade.
A Missão do Banco da Esperança e do Projeto Esperança/Cooesperança que está entre os mais significativos, dos seus legados, que seguem, com firmeza, coragem, esperança e muitos desafios a serem vencidos nos anos que seguem. É preciso dar continuidade a um legado que se eternizou de uma pessoa que deu a vida em favor dos outros.
São sempre novos e atuais os seus dizeres dos quais destaco o que ele pronunciou no dia 21 de abril de 2005, quando foi entrevistado pela Professora Ana Mercedes Sarria da UNISINOS, quando ele assim se expressou: “ Eu desejaria, olhando o futuro, que a nossa região de Santa Maria, que é relativamente pobre, fosse mais intensamente ajudada com atitudes de esperança. Nós não queremos ver pessoas desanimadas, não queremos iludir ninguém, não queremos criar falsas expectativas, mas a esperança verdadeira”.
Dom Ivo, sempre foi um Profeta da Esperança. Ele não admitia alguém baixar a cabeça e desanimar. Este espírito otimista ele multiplicava entre as pessoas de sua convivência e do seu pastoreio. Quantas frases que ele usava muito, nos ajudam hoje intensificar nossas convicções na esperança e no fortalecimento da Solidariedade: “ A Esperança é o lado gostoso e custoso da Vida. “Força e Coragem” e “Que a Esperança nunca morra em você”.
Diante do momento atual em que vivemos no Brasil, com enormes desafios a vencer, façamos a nossa parte, para que jamais sejamos vencidos por sentimentos e práticas de desesperança e desânimo. Os problemas tem solução na medida em cada um de nós fizer a sua parte com compromisso, responsabilidade e interação.
Tenho certeza total e absoluta que todos farão uma Prece especial em memória de Dom Ivo no dia 05 de março de 2015. Que a Imprensa também possa fazer-lhe a devida, justa e sincera homenagem, no 8º ano de sua Passagem para a Casa do Pai.
Irmã Lourdes Dill
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
E.mail: lourdesdill@hotmail.com

