Dia do Acolhimento
- Equipe Apoio
- 20 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

A Palavra do Pastor: DIA DO ACOLHIMENTO E CF 2015
+ Hélio Adelar Rubert – 21/03/2015
Pelo segundo ano consecutivo acontece no Parque da Medianeira, em Santa Maria, o Dia do Acolhimento. Quais as finalidades? Uma delas é o encontro das pessoas num lugar calmo acolhendo especialmente quem está chegando na cidade. Outra é a convivência, o estar juntos para o diálogo, para escutar uma música, para conhecer novas pessoas e partilhar arte e cultura. O ambiente poderá favorecer algumas falas motivadoras do Dia do Acolhimento, bem como apresentações musicais e artísticas no palco do Altar Monumento.
Quem participou no ano de 2014 poderá contribuir para que neste ano o Dia do Acolhimento possa ser ainda melhor aproveitado. Recomenda-se que se leve cadeiras, para sentar na sombra do parque, material de chimarrão e alimentação.
Bem no início, haverá um breve culto multi-religioso, e durante o dia muita música e uma variada programação. As famílias poderão levar suas crianças, seus jovens e idosos. Será belo contemplar a variedade das diversidades e partilhas as alegrias de cidadãos.
CF 2015
A Campanha da Fraternidade, que está chegando ao seu final, incentiva a fraternidade, a convivência e o acolhimento de todos. Com o tema: Igreja e Sociedade e o lema: “Eu vim para servir”, a Igreja demonstra que quer estar no mundo e quer ser para o mundo, para a sociedade. Ser cristão é estar no mundo para servir. Isto exige “sair da zona de conforto”. Significa mergulhar na realidade do diferente, ir ao encontro do outro, dialogar para aprender e ensinar.
A Igreja tem presente que precisa ser atuante na sociedade, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. Não pode ficar voltada para si mesma. Precisa “sair”, como tem dito várias vezes o Papa Francisco, ser servidora como Jesus, o qual aceitou ser grão de trigo caído na terra, para nos dar a vida. Na verdade, o diálogo e a recíproca colaboração entre a Igreja e a sociedade é a realização do lema da Campanha deste ano: “Eu vim para servir” (Mc 10,45).
Os católicos são convidados a realizar no próximo Domingo de Ramos (28 e 29 de março) a generosa coleta da CF 2015. É um gesto concreto e profético da fraternidade e solidariedade. Nossas ofertas poderão ser levadas em envelopes ou colocadas em recipientes adequados durante a procissão das oferendas. É o nosso gesto de louvor, adoração a Deus, de gratidão e de solidariedade amorosa. Acreditamos nas palavras de Jesus: “Dai e vos será dado” (Lc 6,38). No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a belíssima expressão atribuída a Jesus: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (20,35).