Uma feira multicultural
- Equipe Apoio
- 10 de jul. de 2015
- 4 min de leitura

Os primeiros expositores da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária chegaram cedo ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, na manhã desta quinta-feira (9). Hoje o dia é dedicado à organização dos espaços e à formação em Economia Solidária, mas as diversas culturas presentes no evento já se destacam.
Tatiana Costa, do empreendimento Artes na Terra do Zoo, de Sapucaia do Sul-RS, foi uma das primeiras a montar o seu estande.
- Trouxemos vários produtos a base de porongo - relata Tatiana.
Também de Sapucaia do Sul, vieram Teresinha Gomes, Maria Caetano, Zarlete Busi e Nadir de Castro, provenientes dos grupos Fazendo Arte, Oficina da Arte e Rosa de Sharon. Elas demonstram muita disposição para o início da comercialização nesta sexta-feira.
De Cascavel-PR, vieram Debora Banhado, Keila Nazário e Nydia Kelin. Elas compõem os grupos Semeando Artes e também trouxeram para a Feicoop a colega Sandra de Oliveira, de Marechal Cândido Rondon-PR.
- Venho na Feicoop desde 2011. Este ano, trouxemos crochês, tapetes frufru, roupas, crochê peruano, almofada estampada em capitonê, entre outros itens - divulga Debora.
Já Fernando Silva Trindade e Nuzi Maria da Rosa Vigil, de Santana do Livramento-RS, trouxeram tear, lã rústica, palas, ponchos e ruanas. Eles fazem parte do projeto Tecendo Sonhos, Construindo Realidades, que tem o apoio do Fórum Santanense de Economia Solidária.
- Também vão expor conosco nossos colegas das cidades uruguaias de Rivera

, Montevidéu, Punta del Leste e Florida. Eles estão na estrada agora, mas amanhã vamos estar todos junto aqui no estande - projeta Trindade.
As máscaras africanas são o destaque do estande do senegalês Djidy Samb, que há oito anos reside em Tramandai-RS.
- Participei da Feicoop ano passado e foi muito bom, por isso voltamos. Além das máscaras, também trouxemos roupas africanas em tecido e algodão - revela Samb.
Que também está confiante por uma boa feira é a kaigang Cacilda Sales, que veio de Tenente Portela junto com José Ribeiro e os jovens Quelcio Ferreira, Mila Ferreira e Brenda Machado Ferreira.
- Vamos expor cestas, filtros dos sonhos, casinhas de passarinhos e oferecer mudas de macela e carqueja - afirma Cacilda.

Iniciou há pouco, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, o “Seminário de Formação: Economia Solidária: Conjuntura e reação (ou do limão à limonada)”. A coordenação é do Fórum Gaúcho e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Amanhã (10), primeiro dia oficial de Feicoop, ocorre a "Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa", às 9h, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira. O evento será coordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Entre 9h e 12h30min, também na sexta, será realizado no Espaço Josué de Castro, no Parque da Medianeira, o seminário “Agroindústria Familiar na perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional”. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Escritório Regional de Santa Maria da Emater/Ascar e Projeto Esperança/Cooesperança.
Às 14h, ainda na sexta-feira, tem início no Santuário Basílica da Medianeira a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, sob coordenação do Levante Popular da Juventude e outras entidades. A caminhada segue até o Palco da Feira, quando ocorre a abertura oficial da Feicoop, às 16h. É aguardada a presença do secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer e do exgovernador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.
No sábado (11), o destaque é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas,

que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.
Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária - Homenagem à Sandra Magalhães”.
No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.
São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.

Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.
Confira a programação completa da 22ª Feicoop no arquivo em anexo.
Horário de abertura da Feicoop
Sexta-feira e sábado (10 e 11 de julho): 8h às 20h
Domingo (12 de julho): 8h às 18h
Entrada gratuita