top of page
Buscar

39ª  ROMARIA  DA  TERRA

  • Equipe Apoio
  • 18 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

No dia 09 de fevereiro de 2016, realizou-se em São Gabriel a 39ª Romaria Estadual da Terra, organizada pela Diocese de Bagé, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e CNBB Sul 3. O tema foi: “Cuidar da Terra, Casa Comum”, que tem uma ligação direta com a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e o documento do Papa Francisco, Laudato Si, Casa Comum.

Nos dias que antecederam a Romaria da Terra, além dos grandes mutirões preparatórios, foram realizados também dois importantes Acampamentos: Da Juventude e dos Povos Indígenas de várias Tribos do Brasil e dos Países vizinhos. Esta 39ª Romaria da Terra, fez memória aos 260 anos de morte de Sepé Tiarajú e dos 1.511 Indígenas Guaranis mortos, no massacre em São Gabriel há 260 anos atrás pelos Espanhóis e Portugueses.

A presença significativa de mais de doze mil pessoas, lideranças comprometidas do campo e da cidade, 13 Bispos das Dioceses Gaúchas, entre os quais 4 Arcebispos, um número significativo de Sacerdotes, Religios@s, Agricultores Familiares, Indígenas, lideranças Políticas, e Jovens comprometidos com as causas e lutas pela Terra e organização do povo.

Com todo clima Orante, reflexivo, bem como os cantos e atividades culturais permearam um vasto conteúdo da Via Sacra dos Sete Povos das Missões, a celebração Eucarística e a Bênção do Envio. Por isso , esta 39ª Romaria da Terra teve um conteúdo Profético de grande envergadura Missionária e em memória de Sepé Tiarajú e dos Indígenas Guaranis, que deram a vida, pelas lutas da terra. É de estranhar que os Ruralistas de São Gabriel tiveram a coragem de panfletar materiais contrários a um evento como a Romaria da Terra, pois o povo que lá estava, foi um público seleto de lideranças das comunidades e contribuem significativamente na organização do povo e na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Este público está em defesa dos grandes patrimônios da Humanidade como a Terra a Casa Comum, a Água, a Semente, o Ar e os

bens produzidos com o fruto do trabalho humano sem exploração, sem acúmulo e sem competição. Este público é radicalmente contra os venenos, agrotóxicos e transgênicos e tudo que fere a vida humana e o Planeta. Por isso, viva a 39ª Romaria da Terra e viva todos os defensores da Reforma Agrária urgente e necessária, para a produção de alimentos saudáveis, no cuidado da vida em todas as dimensões e da nossa Casa Comum.



 
 
 
 Posts em Destaque
Arquivos
Pesquisa por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page