22 de março! DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Água é um patrimônio da humanidade. A água não é mercadoria. A água é um bem finito e gratuito. É um dom de Deus a serviço de toda humanidade. O desafio de nós humanos é melhorar o cuidado com a água e a preservação das fontes. A água é fonte de Vida e do Bem Viver de livre acesso à todas as pessoas do Universo. A água não poderia ser privatizada e nem comercializada. Privatizá-la é crime que clama ao céu. Deus não vendeu a água para ninguém. Ela não é patrimônio de um grupo que simplesmente quer explorá-la economicamente.
Somos todos convidados a conservar e preservar o cuidado da água, como um bem universal e como um grande Patrimônio de toda Humanidade.
Sejamos todos protagonistas do cuidado com a vida, com a água e com o Planeta Terra, nossa Casa Comum. A água é o sangue do mundo que dá sustentação da vida e da criação e que corre pelas veias de todo o universo deste imenso Planeta, para o Bem Viver, a Saúde e a qualidade e quantidade de vida dos seres humanos.
Esta semana estão acontecendo dois Eventos em Brasília. Um que é das grandes Empresas Multinacionais e dos Países que defendem a privatização da água que é o Fórum Mundial da Água (FMA).
Já o Fórum Alternativo Mundial (FAMA) reuniu ao mesmo tempo Movimentos Sociais, Sindicatos, Pastorais e ONGs que defendem a gratuidade desse bem público que é a água. Ao todo, são mais de 170 países representados nos eventos. Este é o Fórum dos interessados em refletir o valor e consumo da água como o bem universal e não a exploração econômica.
Dois Eventos e vários temas são debatidos: o Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo da Água; pontos de convergência entre os dois fóruns; Financiamento e privatização da água; Soluções práticas para o problema da água no mundo e como perpetuar os bons hábitos de economia da água e uma educação interativa para o consumo consciente deste bem universal.
A água é um recurso inestimável para a humanidade. Atualmente, mais do que nunca, temos visto problemas relacionados à escassez de água em inúmeras partes do mundo. Um exemplo bem claro disso pôde ser visto na última seca ocorrida na região da Amazônia (maior floresta tropical do Planeta), o que segundo diversos especialistas retrata uma crise ambiental mundial.
O crescimento populacional aliado ao aumento das interferências humanas no meio ambiente tem preocupado a opinião pública de forma que os problemas ambientais vêm sendo seriamente debatidos ultimamente. A falta de água potável e a má gestão dos recursos hídricos estão sendo considerados itens prioritários nessas discussões. O futuro das guerras no mundo será pela falta de água potável e acesso dos povos a este bem universal, patrimônio da humanidade.
Irmã Lourdes Dill
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
Vice-Presidente da Caritas Brasileira
FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA - FAMA Março de 2018 - Brasília
A água é um direito, não uma mercadoria. A partir deste conceito foi criado o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA – em defesa ao direito de acesso à água aos povos de todo o mundo para se opor às tentativas de privatização e mercantilização da água - desenvolvidas por corporações nacionais e internacionais, e governos subordinados a elas - e reafirmar a luta em defesa das reservas estratégicas - e da soberania nacional - e pela garantia dos direitos humanos e da preservação do planeta.