top of page

46ª Feira da Primavera

A 46ª Feira da Primavera, chega trazendo como temática “Faça acontecer uma grande primavera”, neste 11 de setembro de 2021 (sábado), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.


A feira inicia às 7h e segue a partir das 9h30 com abertura oficial e atividades culturais, além de sorteio de ação entre amigos e Rizzoto


Confira a Programação:



- Das 7 às 14 horas Comercialização


Horário: 9.30 – Abertura Oficial


-10.30 hs - Atividades Culturais


- 11.15 hs - Sorteio da Ação entre Amigos


- 11.30 hs - Rizzoto servido para levar para casa (R$ 10,00 a Concha)


FEIRA DA PRIMAVERA – UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO



A Feira da Primavera foi criada pelo saudoso e sempre lembrado Dom Ivo Lorscheiter em setembro de 1975 e realizava-se anualmente na parte baixa no Altar Monumento do Parque da Medianeira e era realizada durante 04 dias quando iniciou.


Foram 11 Paróquias da cidade de Santa Maria, RS que participaram da 1ª Feira. Cada barraca teve o nome de uma flor, motivando a época da Primavera. O Cartaz com a boneca da Feira da Primavera, foi criado por Juan Amoretti, um artista comprometido e mora em Santa Maria há quase 50 anos.


A partir do ano 2000, a Feira da Primavera passou a ser dois dias. E desde 2008, acontece nas dependências do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Rua Heitor Campos, s/nº, fundos do Santuário da Medianeira. Desde o início todas as Paróquias e Municípios, participavam comercializando produtos típicos de sua região que eram doados pelos Paroquianos das diferentes Paróquias da Diocese.


O Projeto Esperança/Cooesperança ajuda a organizar e realizar a Feira da Primavera desde 1987 com os grupos da Economia Solidária e Agricultura Familiar há 33 anos. Participam também os Grupos do Brique da Vila Belga e a Polifeira da UFSM. A partir do ano 2000, a Feira da Primavera passou a ser dois dias.


Hoje, com as mudanças e várias dificuldades, algumas Paróquias dos Municípios comercializam seus produtos no dia da Feira. Outras Paróquias realizam nas suas Comunidades algum Evento Promocional que é ofertado no dia da Feira. A renda da Feira da Primavera reverte para os Projetos Sociais do Banco da Esperança e da Ação Social Arquidiocesana de Santa Maria, RS.


A Feira da Primavera desde os seus primórdios promove a Solidariedade em toda a Comunidade Arquidiocesana; em favor dos menos favorecidos, realizando a participação das Paróquias e Municípios no esforço comum para arrecadar recursos financeiros que mantenham os Projetos de Emergência do Banco da Esperança, das Paróquias e Municípios da região central/RS. Realizaram-se até o momento 45 Feiras da Primavera com a participação e esforço das Paróquias e Municípios da Arquidiocese, com a Ação Social e os grupos do Projeto Esperança/Cooesperança, através da Economia Solidária, Agricultura Familiar e nos últimos anos participam o Brique da Vila Belga e nesta Edição a Polifeira da UFSM. É a Feira mais antiga da Região.


O Projeto Esperança/Cooesperança é uma das Organizações junto com o Banco da Esperança/Ação Social Arquidiocesana de Santa Maria que cordenam e organizam a Feira da Primavera e Economia Solidária há 45 anos de forma initerrupta, interativa e participativa.


A Feira da Primavera trabalha com um significativo número de voluntários e pessoas comprometidas com as Causas Sociais. A arrecadação dos recursos da Feira da Primavera, tanto na comercialização dos produtos das Paróquias e Comunidades, como a Ação entre Amigos, subsidia os Projetos Sociais do Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, que atende diversos trabalhos como um todo, destacando-se o trabalho com crianças, indígenas, Catadores, Segurança Alimentar e trabalho de Emergência, Promoção, cuidado com a Vida, a Saúde e o Planeta Terra.





Comments


 Posts em Destaque
Arquivos
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page